Colunas

Michel Kanas



A "Coluna da coluna"

Dor na Coluna durante a Pandemia

01/05/2021
01/05/2021

Caros amigos e colegas leitores, boa tarde!

Recebi com muita satisfação o convite para participar como colunista do Pedra Madeira.
Aos finais de semana discutiremos diversos temas relacionados à Coluna Vertebral nesse moderno ambiente, que anaforicamente chamaremos de: "Coluna da coluna"

Não é nenhuma novidade, que a dor nas costas é uma das principais causas de procura ao atendimento médico e de outros profissionais de saúde. E cabe a nós tratar e orientar essa alta demanda de maneira correta.

Nem sempre conseguimos afirmar ao certo, qual a estrutura responsável pela dor na coluna, podendo estar relacionada ao disco intervertebral, articulações facetarias, corpo da vértebra, arco posterior e componentes neurais; ou a região mais “externa”, composta pelos músculos, ligamentos e tendões. Além disso, doenças de outros órgãos vicerais, também podem causar dor referida para a coluna, com características particulares.

A grande maioria das dores, se devem às sobrecargas do dia-dia, má postura e ergonomia, falta de fortalecimento muscular e tensão (estresse). Isso já era extremamente comum antes da pandemia, e a mudança de hábitos imposta pela condição atual, tem aumentado ainda mais o número de queixas, os principais motivos são:

1) Home office
A ergonomia das estações de trabalho em casa, na maioria das vezes não é ideal; somado a isso, as pessoas ficam muito mais tempo sentadas em frente ao computador, em diversas reuniões e "calls", praticamente sem nenhum deslocamento. A falta de movimento gera sobrecarga enorme tanto na musculatura, quanto nos discos e articulações facetarias.
(Dicas para melhorar o seu home office em https://www.drmichelkanas.com.br/home-office-e-dor-na-coluna/)

2) Falta de atividade física
O fortalecimento e ativação da musculatura do tronco e do abdome (CORE), ajuda na sustentação da coluna, evitando sobrecarga de algum grupo muscular específico, ligamentos, discos intervertebrais e facetas articulares. Com o fechamento das academias e outros locais para prática de atividade física, muitas pessoas com antecedente de lombalgia crônica e outras doenças da coluna que estavam compensadas há anos, voltaram a apresentar sintomas.

Vídeo demonstrando a forma correta de realizar os exercícios pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=iQ9MOk3-QLw
Cartilha com exercícios:
http://www.drmichelkanas.com.br/wp-content/uploads/2019/04/cartilha_exercicios_michel_kanas.pdf

3) Estresse
A falta de atividades ao ar livre; mudança de hábitos e da rotina familiar; preocupações com a própria saúde e com a saúde de pessoas queridas; e piora da situação econômica em diversos setores, têm afetado a saúde mental das pessoas. Essa tensão tem relação direta com síndromes miofasciais e dor crônica.
Sempre que possível, e tomando as devidas precauções, tente praticar atividades ao ar livre; cuide bem de sua saúde mental.

Bom final de semana!


114
4
0
2

Comentários

Lucas Seiki
Gostei da “Coluna da Coluna”! Tenho atendido muitos pessoas no plantão com dor nas costas por conta do Home Office. Além da postura, alguns acabam trabalhando mais do que trabalhavam antes. Ótimo texto Michel!
2
0
01/05/2021

Michel
Michel
Obrigado Lucas!
No consultório tenho pego especialmente as síndromes facetarias, que causam dor lombar por meses, principalmente ao acordar ou ficar muito tempo na mesma posição; e não revolvem só com os "tradicionais" 5 dias de AINE...
1
0
01/05/2021

Fernando
Coluna da coluna é um nome muito criativo, gostei! Ortopedistas que ainda atendem PS sabem o quanto a pandemia foi e tem sido destrutiva para afecções ortopédicas e sobretudo as de coluna. Muito bom o material que você divulgou, parabéns Michel! Seja muito bem vindo!
1
0
03/05/2021