Colunas

Marcella Rodrigues



Carreira médica.

Além da faculdade.

29/04/2021
29/04/2021

Olá pessoal, tudo bem?

Em meu texto de estreia eu gostaria agradecer a oportunidade de poder compartilhar um pouco do que sei e que já me levou a lugares incríveis.
A jornada do médico não é fácil antes mesmo do vestibular. Passamos tantos anos estudando para entrar na faculdade e quando saímos, queremos colher os frutos do nosso trabalho e ainda viver experiências as quais abrimos mão durante nossa formação.

O problema é que terminamos a faculdade completamente crus em relação ao mercado de trabalho. A maioria de nós não possui mentores e nem consultórios montados nos aguardando. E é aí que mora nosso próximo desafio: construir nosso nome para sermos reconhecidos e crescermos como profissionais independentes.

Hoje sou ortopedista e cirurgiã de mão, preceptora de residência, idealizadora de cursos preparatórios, colunista do Pedra Madeira (obrigada @pedramadeira) e fundadora do perfil @marcellaortopedista no Instagram, onde tenho a oportunidade de aprender e também de ajudar outras pessoas a trilharem seu caminho.
Mas nem sempre foi assim. Percorri um longo trajeto, abri mão de muitas coisas, perdi noites e dias, quebrei a cabeça, sorri, chorei, sonhei...

Eu cresci em uma cidade do interior de Minas e aos 17 ano saí da casa dos meus pais para estudar na capital (Belo Horizonte). Morei em república, trabalhei em loja, estudei muito e me formei na faculdade de medicina (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Após os 6 anos da graduação, ingressei na residência médica de ortopedia (3 anos) e depois de cirurgia da mão (2 anos). Hoje sou membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão).

Quando me vi, eu já estava em um novo mundo, um grande mercado de trabalho desconhecido para o qual eu não havia me preparado. A formação médica não me ensinou a gerir a própria carreira, não me ensinou a montar um consultório, não ensinou como atrair pacientes, como fazer o pós consulta, nem como administrar o salário.

A minha virada foi quando comecei a fazer cursos de marketing de carreira médica e estratégia digital. Naquele momento eu criei o meu Instagram médico (@marcellaortopedista) e através dele conheci profissionais de excelência, realizei network com ortopedistas, fui convidada para dar aulas em ligas e congressos de todo Brasil e me aproximei dos meus seguidores incluindo alunos e pacientes. E é por isso, por toda a minha história e por ter aplicado na minha vida o que eu ensino, que eu quero trazer aqui ferramentas e estratégias para ajudar vocês na carreira como ortopedistas.

Nós médicos temos em comum colocar a profissão em primeiro lugar, buscar excelência em nosso crescimento e formação científica para fazer o melhor aos pacientes. Continuaremos a fazer isso juntos, no digital! Serão conteúdos técnicos, com teoria e ciência, mas também aprendizados práticos e experiência pessoal.


“Que comecem as colunas!”

Marcella Rodrigues Costa Simões.
Medicina CRM-MG 61831 | Ortopedia e Traumatologia RQE 38062 | Cirurgia da mão e Microcirurgia RQE 44798 | Membro CET SBOT-MG | Colunista do Pedra Madeira


100
6
0
3

Comentários

Lucas Seiki
Na minha opinião, é difícil, para nós médicos, enxergar outros caminhos além da prestação de serviço assistencial e o acadêmico. Parabéns por ajudar as pessoas a pensarem "fora da caixa"!
1
0
29/04/2021

Marcella
Marcella
Obrigada Lucas!
0
0
27/05/2021

Fernando
Até o final da Residência, tenho a impressão de que apenas seguimos "scripts" já pré definidos, cumprimos com o que nos é proposto a realizar: vestibular, 6 anos de provas, concursos de residência, prova de título. Quando terminamos, sentimos um certo "vazio" ou até um certo medo de começarmos a escrever o nosso próprio script do que fazer em diante. Parabéns pelo post e pela trajetória que está traçando pra si mesma, seja bem vinda!
1
0
30/04/2021

Marcella
Marcella
Realmente existe esse script. Como uma boa aluna, eu segui a risca! Agora vamos inovar!
0
0
27/05/2021

Luiz Fernando
Bem-vinda ao time, Marcella. Agradecemos e esperamos que outros possam se unir a nós nessa transformação digital da troca de idéias e conteúdo em Ortopedia.
1
0
01/05/2021

Marcella
Marcella
Muito obrigada! Estou muito feliz e honrada de estar aqui!
0
0
27/05/2021